Plano Nacional de Leitura no1ª Ciclo – Que percursos…
O domínio da língua contribui decisivamente para a construção da nossa identidade e para o exercício pleno da cidadania.
As competências gerais expressas no Currículo Nacional são bastante claras quanto à importância da língua na mobilização de saberes culturais, científicos e tecnológicos, como veículo de expressão do pensamento, da realidade e da capacidade para abordar e resolver problemas.
Mas se é dado tanto ênfase ao domínio da língua, porque é que os alunos continuam a evidenciar dificuldades na compreensão/expressão oral e escrita, no conhecimento das estruturas linguísticas e um baixo nível de literacia?
Segundo a Dra. Inês Sim Sim em Avaliação da Linguagem Oral, 2006 “A participação portuguesa no estudo internacional Reading Literacy revelou-nos o baixo nível de compreensão da leitura das nossas crianças no final do 4º ano de escolaridade. Com efeito, num total de vinte e oito países, os alunos portugueses situaram-se na vigésima quarta posição, com valores médios muito abaixo da média internacional”.
Para desenvolver o nível de literacia é preciso formar leitores, mas para que tal aconteça a leitura precisa enraizar-se na comunicação e isso só será possível se for entendida pelo leitor como um jogo de afectos, de emoções e vivências .
Cabe à escola minorar diferenças culturais, sociais e colocar ao dispor de todos os alunos recursos, estratégias, desenvolver actividades integradoras de promoção da leitura em contexto de sala de aula e no âmbito dos projectos curriculares de turma.
As actividades desenvolvidas pelos professores do 1º Ciclo foram organizadas no início do presente ano ano lectivo, de acordo com as linhas orientadoras do PNL, centrando-se no programa para o 1º Ciclo, “Está na Hora da Leitura,” com o objectivo de melhorar os níveis de literacia, motivando os alunos para a leitura tornando-a num instrumento fundamental para a aquisição e aprofundamento do conhecimento.
A partir dela, os leitores podem experimentar viver o papel dos outros, expressarem as suas opiniões, fundamentando-as e reflectindo sobre valores que já estão muito esbatidos na nossa sociedade.
A acção dos professores tem incidido sobre:
Ø A criação de contextos propícios à leitura nas salas de aula;
Ø No desenvolvimento de projectos em articulação com o CRE;
Ø Na criação de rotinas diárias de leitura recreativa;
Ø Na diversificação de autores, temas, estilos e ilustrações;
Ø Na promoção de encontros entre escritores/ ilustradores e alunos;
Ø Na divulgação de algumas actividades de leitura nos blogs das turmas e através do blogue da formação de lìngua Portuguesa que está a decorrer no Agrupamento;
Ø Na partilha de recursos, ideias e boas práticas pedagógicas entre professores;
Ø Na utilização de estratégias para desenvolver a compreensão da leitura, como o reconto oral, o reconto escrito, resumos, ilustrações, trabalhos que envolvendo outras áreas e de pesquisa centrados em personagens, ambientes e factos sugeridos pelos livros trabalhados em contexto de sala de aula.
Ø Na utilização de poesias para a aprendizagem da leitura e da escrita, já que a partir delas a língua assume uma dimensão lúdica, remetendo o leitor e o ouvinte para a exploração de sons, da rima, do ritmo e da sonoridade.
Paula Andrez
O domínio da língua contribui decisivamente para a construção da nossa identidade e para o exercício pleno da cidadania.
As competências gerais expressas no Currículo Nacional são bastante claras quanto à importância da língua na mobilização de saberes culturais, científicos e tecnológicos, como veículo de expressão do pensamento, da realidade e da capacidade para abordar e resolver problemas.
Mas se é dado tanto ênfase ao domínio da língua, porque é que os alunos continuam a evidenciar dificuldades na compreensão/expressão oral e escrita, no conhecimento das estruturas linguísticas e um baixo nível de literacia?
Segundo a Dra. Inês Sim Sim em Avaliação da Linguagem Oral, 2006 “A participação portuguesa no estudo internacional Reading Literacy revelou-nos o baixo nível de compreensão da leitura das nossas crianças no final do 4º ano de escolaridade. Com efeito, num total de vinte e oito países, os alunos portugueses situaram-se na vigésima quarta posição, com valores médios muito abaixo da média internacional”.
Para desenvolver o nível de literacia é preciso formar leitores, mas para que tal aconteça a leitura precisa enraizar-se na comunicação e isso só será possível se for entendida pelo leitor como um jogo de afectos, de emoções e vivências .
Cabe à escola minorar diferenças culturais, sociais e colocar ao dispor de todos os alunos recursos, estratégias, desenvolver actividades integradoras de promoção da leitura em contexto de sala de aula e no âmbito dos projectos curriculares de turma.
As actividades desenvolvidas pelos professores do 1º Ciclo foram organizadas no início do presente ano ano lectivo, de acordo com as linhas orientadoras do PNL, centrando-se no programa para o 1º Ciclo, “Está na Hora da Leitura,” com o objectivo de melhorar os níveis de literacia, motivando os alunos para a leitura tornando-a num instrumento fundamental para a aquisição e aprofundamento do conhecimento.
A partir dela, os leitores podem experimentar viver o papel dos outros, expressarem as suas opiniões, fundamentando-as e reflectindo sobre valores que já estão muito esbatidos na nossa sociedade.
A acção dos professores tem incidido sobre:
Ø A criação de contextos propícios à leitura nas salas de aula;
Ø No desenvolvimento de projectos em articulação com o CRE;
Ø Na criação de rotinas diárias de leitura recreativa;
Ø Na diversificação de autores, temas, estilos e ilustrações;
Ø Na promoção de encontros entre escritores/ ilustradores e alunos;
Ø Na divulgação de algumas actividades de leitura nos blogs das turmas e através do blogue da formação de lìngua Portuguesa que está a decorrer no Agrupamento;
Ø Na partilha de recursos, ideias e boas práticas pedagógicas entre professores;
Ø Na utilização de estratégias para desenvolver a compreensão da leitura, como o reconto oral, o reconto escrito, resumos, ilustrações, trabalhos que envolvendo outras áreas e de pesquisa centrados em personagens, ambientes e factos sugeridos pelos livros trabalhados em contexto de sala de aula.
Ø Na utilização de poesias para a aprendizagem da leitura e da escrita, já que a partir delas a língua assume uma dimensão lúdica, remetendo o leitor e o ouvinte para a exploração de sons, da rima, do ritmo e da sonoridade.
Paula Andrez
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